top of page

O  Airsoft 

O Airsoft é um esporte que simula situações diversas de combate utilizando equipamentos que são réplicas externas visualmente próximas  de armas de fogo reais mas possuindo mecanismos internos distintos que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 mm de diâmetro, sendo inclusive impossível sua alteração para uso com munição real.

 

A munição utilizada no airsoft pode ser encontrada ainda em uma versão biodegradável mas idependente, as bolinhas são rígidas, não possuindo nenhum tipo de tinta, ou sistema de marcação.Mas então, se não tem tinta e não marca, como é que sabemos quando acertamos a pessoa do outro time?

 

Simples. O airsoft é um jogo cujo pilar principal é a HONRA dos jogadores. Assim, quando um jogador for atingido, imediatamente ele acusa o acerto e sai do jogo. A honestidade dos jogadores é então, fundamental para o desenrolar da partida. Sem ela, o airsoft não sobrevive e aquele que não possui, dificilmente conseguirá se manter em uma equipe.

 

Além do elevado grau de realismo, o Airsoft proporciona uma alternativa de treinamento onde o jogador - chamado também de operador - tem a chance de vivenciar uma experiência real de combate, com adversários racionais e que respondem e interagem durante a ação. Valendo-se de criatividade no Airsoft, pode-se criar as mais diversas situações onde é possível simular ambientes de conflito sem correr riscos de lesões pois o equipamento não possui potencioal lesivo.

Origem

Surgiu no Japão na década de 70, sendo hoje um esporte muito popular em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, todo ano ocorre o evento “Operação Irene”, no qual uma base de treinamento do exército é utilizada para a realização de um evento que dura um fim de semana inteiro.

 

Em outros países, eventos como o “Berget” europeu reúne milhares de entusiastas, entre muitos outros. Os praticantes desse esporte são pessoas comuns que nutrem uma profunda admiração pelas forças policias e militares mundo afora.

Regulamentação

A regulamentação para a prática do Airsoft ocorreu a partir de duas determinações legais:PORTARIA 002-COLOG, de 26 de fevereiro de 2010 e DECRETO Nº 3.665, de 20 de novembro de 2000. A segunda, também chamado de R-105, sobretudo o Anexo I, apresenta uma listagem específica sobre os artigos que devem passar por controle das autoridades responsáveis.

 

A Portaria, desse modo, define que as armas de Airsoft estão incluídas em uma categoria específica: a de armas de pressão – o que também ocorre com armas de Paintball. Dentro desse conceito, a legislação Airsoft estabelece ainda parâmetros sobre as diversas categorias de controle das armas de pressão.

bottom of page